ost-outer'>

GUIA DE TRANSPORTES


A região metropolitana de Aracaju é composta por quatro municípios que de acordo com a estimativa do IBGE para 2017, concentravam uma população de 951.073 habitantes, isto é, representatividade de 42% da população sergipana. 

Os meios de transportes da região metropolitana são essencialmente terrestres, neste contexto, destaca-se o Sistema integrado de Transporte SIT/SIM, composto por ônibus, é responsável pelo transporte em massa. Além de transportes alternativos como os Taxis Convencional e Lotação (veículos autorizados por meio de concessão publica) e Uber, 99 POP e 4Move (aplicativos especializados em transporte). 

Por meio do SIT/SIM é possível circular pela região metropolitana pagando apenas uma unica passagem, que custa R$ 3,50, desde que, seja desenvolvida a integração através de terminais físicos. Em seguida apresentaremos os terminais e os três principais itinerários que os participantes do evento poderão fazer. 

PRINCIPAIS TERMINAIS PARA INTEGRAÇÃO
Terminal da Zona Oeste (Rodoviária nova);
Terminal do Campus (Universidade Federal de Sergipe);
Terminal do D.I.A (Distrito Industrial de Aracaju);
Terminal do Centro (Rodoviária Velha);
Terminal da Zona Sul (Bairro Atalaia). 

Nos terminais é importante que o usuário preste muita atenção no lado em que está embarcando. Os lados de embarque representa sentidos opostos. Em caso de dúvida é cabível solicitar orientações de outros passageiros, ficais, motoristas e cobradores. 

Tomando como base a localização da Universidade Federal de Sergipe e as hospedagens localizadas no Bairro Atalaia, selecionamos possíveis roteiros que podem ser utilizados pelos participantes do evento durante a estadia em nossa cidade. 

ROTEIROS E LINHAS 

SIMULAÇÃO 01 - Terminal da Atalaia (Zona Sul) x Terminal do Campus (UFS) Vice-versa
Os participantes hospedados no bairro Atalaia precisarão embarcar em dois a três ônibus para chegar a Universidade Federal de Sergipe e vice-versa. Existem duas opções de caminhos para estabelecer o roteiro proposto. O primeiro é seguir para o Terminal do Centro e de lá pagar outro ônibus para o Terminal do Campus. A segunda opção, é seguir para o Terminal da Zona Oeste (rodoviária nova) e de lá pegar outro ônibus para o Terminal do Campus. 

A) CAMINHO 1 - Terminal da Atalaia / Terminal do centro / Terminal do Campus. vice-versa. 
051 - Atalaia / Centro
Principal linha dentro do roteiro proposto. Operacionalizada pelas empresas Atalaia transportes e viação modelo. Quando em direção a UFS, o participante ao chegar no terminal do centro deve pegar as linhas 031, 715, 032-1 e 032-2. 



B) CAMINHO 2 - Terminal da Atalaia - Terminal do Zona oeste - Terminal do Campus. Vice-versa. 

080 - Bugio / Atalaia 

Unica linha dentro do roteiro proposto. Operacionalizada pela viação Atalaia transportes. O participante que estiver seguindo pra UFS, deve descer no terminal da zona oeste e de lá pegar uma das linhas: 032-1, 032-2, 050, 060, 070 ou 307 e descer no terminal do campus. 

SIMULAÇÃO 02 -  Terminal do Centro - Universidade Federal de Sergipe. Vice-versa.
Para os participantes que optarem por seguir para o terminal do centro, tanto na ida UFS quanto na Volta para o Bairro Atalaia, devem ficar atentos as linhas a seguir:

031 - Eduardo Gomes / Desembargador Maynard
A linha é a mais rápida e eficiente opção dentro do roteiro que liga o terminal do campus ao terminal do centro de Aracaju e vice-versa. O embarque e desembarque deve ser realizado no terminal do campus, para quem vai ao centro, e no terminal do centro, para quem vai para o campus. Empresa responsável: AVP - Auto Viação Paraíso. 

715 - Tijuquinha / Desembargador Maynard
A linha possui itinerário semelhante a 031. Faz ligação entre o terminal do campus e o terminal do centro. É operacionalizada pela viação Atalaia Transportes. 
Horário // Itinerário

 032-1 - Tijuquinha / Osvaldo Aranha 01
Dentro do roteiro proposto, essa linha é uma opção, entretanto, é mais demorada, uma vez que ao sair do terminal Campus em direção ao centro, ou vice-versa, segue antes para o terminal da zona oeste (rodoviária nova). Operacionalizada pela Atalaia transportes.
Horário // Itinerário

032-2 - Tijuquinha / Osvaldo Aranha 02
Dentro do roteiro proposto, essa linha é uma opção, entretanto, é mais demorada, uma vez que ao sair do terminal Campus em direção ao centro, ou vice-versa, segue antes para o terminal da zona oeste (rodoviária nova). Operacionalizada pela Atalaia transportes. 
Horário // Itinerário



SIMULAÇÃO 03 -  Terminal Zona Oeste - Universidade Federal de Sergipe. Vice-versa.
Para os participantes que optarem por seguir para o terminal da zona oeste, tanto na ida UFS quanto na Volta para o Bairro Atalaia, devem ficar atentos as linhas a seguir:



032-1 - Tijuquinha / Osvaldo Aranha 01
Como afirmando anteriormente, a linha liga o terminal do campus ao terminal do centro via o terminal da zona oeste, tanto na ida quanto na volta, constituindo uma opção no roteiro proposto. 


032-2 - Tijuquinha / Osvaldo Aranha 02
Como afirmando anteriormente, a linha liga o terminal do campus ao terminal do centro via o terminal da zona oeste, tanto na ida quanto na volta, constituindo uma opção no roteiro proposto. 
Horário // Itinerário


050 - Terminal do Campus / Hospital universitário. 
Mais uma opção dentro do roteiro. É operacionalizada pela viação modelo. Além de interligar a Universidade com o Terminal da Zona oeste, também é uma opção para o terminal Maracaju, localizado no bairro Santos Dumont. 
Horário // Itinerário
060 - Padre Pedro / Terminal do Campus
Além de interligar a UFS ao terminal da Zona oeste e vice-versa, atende também ao terminal do Distrito Industrial de Aracaju. É operacionalizada pela Transporte Tropical. 
Horário // Itinerário
070 - Santa Maria / Terminal do Campus
Possui roteiro semelhante a 060. Sai do Campus em direção ao Terminal da Zona oeste e Terminal do D.I.A. A empresa responsável é a Transporte Tropical. 
Horário // Itinerário



Para otimizar os horários, o usuário pode fazer o download de aplicativos que monitoram a frota de ônibus através do sistema de GPS. Meu ônibus Aracaju e Citta Mobi estão disponíveis na play Store. 

O participante que optar por usar o ônibus deve ser ciência que o sistema possui inúmeros problemas, sobretudo, estruturais. Os terminais de ônibus são antigos, mal conservados e sucateados. Além disso, 20% da frota são de ônibus velhos.  A insegurança também é um problema a ser considerado, segundo dados da Secretaria de Segurança Publica -SSP/SE, é registrado ao menos 1 assalto a ônibus por dia. Neste sentido, o participante deve alguns cuidados simples para evitar a atenção de pessoas mal intencionadas.  

O Horário de funcionamento do SIT/SIM é das 04 da manhã até as 00 hora. Na madrugada funciona apenas 03 linhas. Por segurança, não recomendamos que utilizem os ônibus a partir das 21 horas. Neste caso, os transportes alternativos são mais confortáveis, confiáveis e seguros. 

OS TRANSPORTES ALTERNATIVOS

Em Aracaju e região metropolitana existem duas categorias de Taxi, Convencional e Lotação. Os Convencionais funcionam com o sistema de bandeiras. Na Entrada da Universidade Federal de Sergipe existe um ponto de Taxi. Muitos com desconto de 30%. O Layout dos Taxi de São Cristóvão é diferente dos de Aracaju. 

Os Taxi Lotação é um transporte compartilhado, dentro de uma linha/roteiro específico e com tarifa unica. Em Frente a UFS passa Lotações que ligam o Bairro Eduardo Gomes (São Cristóvão) ao Centro de Aracaju, a passagem custa R$ 3,80. Para embarcar basta sinalizar com as mãos. 

Em Aracaju verifica-se a existência de pelo menos 3 aplicativos especializados em transporte. Por meio do Uber Brasil, 99 POP e 4MOVE, o usuário pode estabelecer um roteiro e solicitar um veículo. 

Qualquer dúvida ou informação sobre os meios de transporte,
entre em contato através do e-mail:
eventogrupam@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário